Quantidade de Páginas visitadas


Breve Histórico

 O Colégio Estadual Ivo Leão - Ensino Fundamental e Médio foi inaugurado no dia 21 de novembro de 1977 (D.O.E.), com a denominação de "Escola Estadual Ivo Leão - Ensino de 1° Grau", tendo à pasta do Ministério da Educação Ney Braga, e como Secretário Estadual de Educação Francisco Borsari Netto. Suas atividades relacionadas à docência foram iniciadas no ano de 1978, sendo reconhecido o Ensino de 1° Grau em 29 de dezembro de 1981. Em 12 de janeiro de 1990 (D.O.E.) foi autorizado o funcionamento de Ensino de 2º Grau na instituição, sendo reconhecido em 30 de maio de 1995 (D.O.E.). Atualmente, o Colégio oferta os cursos de Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Quem foi Ivo Leão?

Ivo Leão nasceu em Curitiba, no dia 02 de maio de 1898 e faleceu na mesma cidade em 17 de abril de 1963. Era filho de Agostinho Ermelino de Leão Junior e de Maria Clara Abreu de Leão. Pelo lado paterno era neto do desembargador Agostinho de Leão e sobrinho do historiador Ermelino de Leão. Pelo lado materno era bisneto do Visconde de Nacar e sobrinho de Cândido de Abreu, que foi prefeito de Curitiba.

Fez o curso primário no Colégio do Professor Marins Camargo, o secundário no GInásio Paranaense e cursou Engenharia Civil na recém criada Universidade Federal do Paraná. Ivo Leão iniciou suas atividades industriais em 1917, em sociedade com o irmão, Rui Leão, no ramo da exportação de madeiras, quando organizaram a firma Ivo Leão & Cia, que possuia uma serralheria nas proximidades da estação ferroviária de Fernandes Pinheiro, na linha sul da ferrovia São Paulo - Rio Grande.

Poucos anos depois ingressou, como sócio, na firma Leão Junior S.A. onde imprimiu grande desenvolvimento principalmente promovendo e incentivando, em todo o país, o consumo de mate queimado nas modalidades de chá e refrigerante. Exerceu durante muitos anos, até seu falecimento, a presidência da Leão Junior S.A..

 







Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito